A inflamação pode afetar diferentes partes do corpo: vamos apenas tentar pensar em como o pescoço inflamado pode ser irritante! A medicina vem em nosso auxílio com medicamentos direcionados para o alívio da inflamação, e é bom sempre entrar em contato com o seu médico para saber qual é a maneira correta de se comportar.
Em qualquer caso, é possível prevenir a inflamação graças a uma alimentação saudável e equilibrada que contém estes 6 alimentos considerados “anti-inflamatórios naturais”:
Vegetais de folhas verdes© Thinkstock
Há uma razão pela qual esses alimentos poderosos são apresentados em quase todas as listas de alimentos saudáveis. As folhas verdes são repletas de antioxidantes que podem ajudar a restaurar a saúde em nível celular, além de conter uma série de vitaminas e poderosos flavonoides anti-inflamatórios. Uma porção de espinafre, por exemplo, contém o dobro da dose diária recomendada de vitamina K, que ajuda a proteger as células do estresse oxidativo.
Alguns vegetais verdes menos comuns, como acelga, rúcula e couve, são absolutamente saudáveis e deliciosos.
Mirtilos© Thinkstock
A quercetina é um poderoso antioxidante que ajuda a combater a inflamação e é encontrada nos mirtilos. Na verdade, os mirtilos estão cheios de antioxidantes. Um estudo descobriu que essa pequena fruta não apenas bate amoras e morangos em quantidades antioxidantes, mas também contém vários tipos diferentes, fornecendo assim uma ampla gama de proteção anti-inflamatória sempre que você come um punhado.
Abacaxi© iStock / Getty Images Plus / Staras
O abacaxi está cheio de bromelaína, uma enzima digestiva que ajuda a regular a resposta imunológica do corpo, de modo que não reage à inflamação. A bromelaína também contribui para a saúde cardíaca, combatendo os coágulos sanguíneos e mantendo as plaquetas no sangue que se acumulam ao longo das paredes dos vasos sanguíneos, conhecidas por causar ataques cardíacos e derrames. Esta fruta tropical também é rica em minerais e vitaminas, incluindo vitamina C, manganês e potássio, além de uma variedade de antioxidantes.
Salmão© Thinkstock / ValentynVolkov
O salmão selvagem é uma excelente fonte de ômega 3, um tipo saudável de gordura que promove a saúde do coração, da pele e do cérebro. Os ômega-3 são ricos em substâncias anti-inflamatórias e podem fornecer alívio constante da inflamação e reduzir a necessidade de medicamentos anti-inflamatórios. E porque reduzem a inflamação, o ômega-3 ajuda a aliviar doenças crônicas como artrite e doenças cardíacas.
É importante saber que o salmão capturado na natureza difere amplamente do salmão de viveiro, e é aconselhável evitar peixes de viveiro completamente.
Grãos de chia© GettyImages / Karisssa
Eles não são apenas cheios de vitaminas e minerais, mas também são uma fonte saudável de ácidos graxos essenciais como o ômega-3 – uma ótima fonte alternativa se você não comer carne.
As sementes de chia ajudam a reverter a inflamação, regular os níveis de colesterol e reduzir a pressão arterial, tornando-as excelentes para o coração. Eles também são ricos em ácido linoleico, um ácido graxo que ajuda o corpo a absorver melhor as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
Cúrcuma© Getty Images
O açafrão não é exatamente um alimento, mas pode se tornar seu novo tempero favorito. Esse tempero laranja brilhante é usado há milhares de anos, e pesquisas atuais mostram que os benefícios do açafrão à saúde podem, na verdade, rivalizar com os medicamentos.
A curcumina, o composto ativo encontrado na cúrcuma, é um forte agente anti-inflamatório. Ele é mais eficaz do que a aspirina e o ibuprofeno na redução da inflamação sem os riscos à saúde que os medicamentos apresentam. Também é eficaz em retardar e prevenir a formação de coágulos sanguíneos, e essa especiaria está até sendo estudada como um método de combate ao mal de Alzheimer.