O entupimento de uma rede de esgoto pluvial causa dor de cabeça para moradores de um prédio de Porto Alegre desde o início do mês. Nesta quinta-feira, com o excesso de chuva, o incômodo foi ainda maior para os condôminos do edifício localizado na Rua Almirante de Abreu, quase na esquina com a Dona Laura, no bairro Rio Branco.
A água da chuva inundou a garagem e os poços dos dois elevadores. Os moradores tiveram de retirar os carros do espaço e utilizar escadas para se deslocar entre os 10 andares do prédio. Até as 17h30min, os dois equipamentos permaneciam em manutenção – depois de serem secos, eles ainda precisam ser reativados.
De acordo com a síndica do edifício, Regina Galli, 59 anos, o esgoto pluvial invade o prédio por dois tampões de ferro instalados na garagem do subsolo. Como uma rede passa embaixo da estrutura, as peças foram a condição exigida pela prefeitura para autorizar a construção, há cerca de seis anos.
– Era para facilitar a manutenção, a limpeza, mas ninguém nunca veio fazer nada. Hoje, a situação chegou ao extremo. Nem os elevadores funcionam – afirma.
Rede estava obstruída, informa DEP
O condomínio acionou o Departamento de Esgoto Pluvial (DEP), da prefeitura da Capital, várias vezes desde o início do mês. Na tarde desta quinta, técnicos estiveram no local para fazer a manutenção. Conforme o órgão, a rede realmente estava entupida na altura do prédio.
Água entra no subsolo do prédio por tampões
A equipe do departamento desobstruiu a canalização. Além de resíduos trazidos pela chuva, um pedaço de madeira impedia a passagem do esgoto pelo local. De acordo com o DEP, após a limpeza, o nível da água na garagem havia começado a baixar.
– Eles (técnicos do DEP) vieram aqui hoje, mas depois de um empurra-empurra desde o início do mês entre DEP e Demae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br